quarta-feira, 18 de agosto de 2010

18/08/2010 - Lenda dos Sete Estrelos

Hoje acompanhamos a  Lenda dos Sete Estrelos - isso mesmo, estrelos - e não estrelas, pois são sete meninos indígenas que se transformaram em estrelos. A lenda tenta explicar porque existe a constelação das Plêiades - ou Sete Estrelos.

Sete irmãos órfãos, eram criados pela avó que, velhinha, faleceu. Eles eram muito novinhos e não conseguiam colher frutas, ficando cada vez mais magros e fracos. Um vento forte os levou para o caminho do céu mas, como já era tarde e o vento precisava voltar à Terra, deixou-os entre o céu e a Terra. Tupã ficou com piedade dos garotos e transformou-os em sete estrelos.

Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 40 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Todos terminaram no tempo previsto, muitos até antes (podiam ficar em atividades livres com responsabilidade, ou lendo livros livremente - muitos fizeram esta segunda opção).

Estamos seguindo a estrutura e a sequência de textos do livro "Nosso Folclore", da AM Produções.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...