quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16/09/2010 - Lendas do Boto e do Guarana

Lendas do Boto (Boto Cor de Rosa) e do Guaraná.
 
 
 
Estas lendas não constam no livro "Nosso Folclore". Foram pesquisadas e lidas à parte.



Boto Cor de Rosa
O boto é um animal parente do golfinho, podendo ser rosa, cinza ou preto. Em épocas de festas, o Boto Cor de Rosa sai da água de algum rio da Região Amazônica, assume forma de um lindo moço, participa das festas, seduz as moças e namora com elas. Sempre usa chapel para esconder seu orifício na cabeça, pelo qual respira. Quando amanhece, volta à forma de boto e retorna à água. Quando uma moça fica grávida e não sabe quem é o pai do bebê, dizem que é do Boto.



Guaraná
Em uma tribo, um casal que não tinha filhos, foi agraciado por Tupã com o nascimento de uma criança amada por todos. Jurupari, o espírito do mal, com inveja, disfarçou-se de serpente e matou o curumim. Foi tristeza geral. Tupã orientou para a mãe plantar os olhos e deles nasceu a planta do guaraná, cuja semente parece olhos humanos.



Os alunos escolheram uma dessas lendas (ou as duas) para recontarem com suas palavras (podiam, inclusive, modificar e criar nomes aos personagens)- estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Antes, recordamos oralmente principais elementos de cada uma das lendas, registrando-os na lousa para eventuais consultas. Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...